Estava eu sentado na minha baia de diagramação na Tribuna da imprensa, como sempre perdido em meus pensamentos, lá pelo início dos anos 90, com uma angustia incrível. Quem é diagramador sabe o que esperar matérias para fechar uma página e não atrasar o fechamento, sabendo que quase sempre a culpa não é sua, mas que pagará no caso de o atraso chegar. Então inexplicavelmente comecei a desenhar em uma página de PageMaker formas geométricas banais, isso se tornou um vício que importei para o Freehand, (Haha só programas atuais!) Como chegou essa mania sumiu, mas eu guardei os arquivos em disquete. (Quem? , O que?) Alguns anos depois eu abri esses arquivos já em um PC via CorelDraw, em sequência os manipulei também em InDesign e Illustrator.

Acredito que tenha sido um percussor nessa pratica em utilizar arte baseada em programas vetoriais, pelo menos para o uso em artes plásticas por aqui. Tive trabalhos que participaram em mostras como na Universidart, EAV além da vitória no Prêmio Esso.

Essa pratica foi e continua com enorme importância no meu trabalho sendo utilizada na pesquisa, e oficina de meu processo artístico, fazendo parte de trabalhos da: Sérieclip, Vermelha e Fênix entre outros.  

 

I was sitting in my layout booth at the Tribuna da Imprensa, as always lost in my thoughts, back in the early 90s, with incredible anguish. Anyone who is a graphic designer knows what to expect in articles to close a page and not delay the closing, knowing that it is almost always not your fault, but that you will pay if the delay arrives. Then, inexplicably, I started to draw banal geometric shapes on a PageMaker page, this became an addiction that I imported into Freehand, (Haha only current programs!) As it arrived, this craze disappeared, but I saved the files on a floppy disk. (Who? , What?) A few years later I opened these files on a PC via CorelDraw, then manipulated them in InDesign and Illustrator as well.

I believe it was a precursor to this practice of using art based on vector programs, at least for use in fine arts around here. I had works that participated in exhibitions such as Universidart, EAV in addition to winning the Esso Prize.

 This practice was and continues with enormous importance in my work being used in research, and workshop of my artistic process, being part of works of: Sérieclip, Vermelha and Fênix among others.